Lilypie Kids birthday PicLilypie Kids birthday Ticker Lilypie 5th Birthday PicLilypie 5th Birthday Ticker

My Family from WiddlyTinks.com

domingo, abril 27, 2008

Um passeio pela Quinta da Alagoa

Hoje fomos dar um passeio c os papas, tio e avô. O tempo estava otimo.

Etiquetas:

sexta-feira, abril 18, 2008

Arroz de frango no forno



Hj fiz este prato.
Os ingredientes são a olho, pk foi inventado por mim.
Cozi na panela de pressao uma galinha cortada aos bocados, c um pouko de agua, azeite, sal,1/2 knorr, xoriço ás rodelase calda de tomate. Fiz um refogado c cebola,sal e xoriço aos bocados(tb é bom bacon aos cubos). Fritei 2 canecas de arroz estufado, e 4 canecas da agua de cozer o frango(aki ta o segredo).
Barrei um pirex c manteiga, pus uma camada de arroz, dps o frango desfiado dps outra cama de arroz, e por cima pra enfeitar rodelas de cenoura cozida, rodelas de ovo cozido e rodela de xouriço. Vai ao forno medio durante 40 minutos. Bom apetite

Etiquetas:

Escarlatina



O Titi hj acordou assim,todo sarapintado na barriga,costas e virilhas e vermelho entre os dedos.Fui logo ás urgencias e tá c escarlatina. Fui pesquisar kuais os sintomas e tratamento. Pois este bixinho ainda n tinha batido á porta.

O que é a escarlatina?
Qual é a idade mais habitual de aparecimento da escarlatina?
A escarlatina é uma doença contagiosa?
Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente ou um portador se manifesta a doença, se houver contágio?
Quais são as manifestações da escarlatina?
A escarlatina é uma doença benigna?
Que complicações pode ter a escarlatina?
São necessárias análises para o diagnóstico da escarlatina?
A escarlatina obriga a afastamento escolar?
Porque é que se pedem exames à garganta de crianças sem queixas quando há casos de escarlatina na escola?
Qual é o tratamento da escarlatina?

O que é a escarlatina?
"A escarlatina é uma doença infecciosa aguda, causada por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A. Os estreptococos são também agentes causadores de infecções da garganta (amigdalites) e da pele (impétigo, erisipela).
O aparecimento da escarlatina não depende de uma acção directa do estreptococo, mas de uma reacçao de hipersensibilidade (alergia) a substâncias que a bactéria produz (toxinas). Assim, a mesma bactéria pode provocar doenças diferentes em cada indíviduo que infecta."

Qual é a idade mais habitual de aparecimento da escarlatina?
A escarlatina é uma doença que afecta principalmente crianças em idade escolar.

A escarlatina é uma doença contagiosa?
Sim. A transmissão da escarlatina faz-se de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou secreções infectadas, que podem provir de doentes ou de pessoas sãs que transportam a bactéria na garganta ou no nariz sem apresentarem sintomas (portadores sãos).

Ao fim de quanto tempo após o contacto com um doente ou um portador se manifesta a doença, se houver contágio?
O tempo que decorre entre o contacto com um indivíduo infectado e o aparecimento de sintomas (período de incubação) é em geral de dois a quatro dias, podendo, no entanto, variar de um a sete.

Quais são as manifestações da escarlatina?
"A escarlatina é uma doença em que aparecem associadas uma infecção na garganta, febre e uma erupção típica na pele. O seu início é súbito com febre, mal estar, dores de garganta, por vezes vómitos, dor de barriga e prostração. A febre, elevada nos dois ou três primeiros dias, diminui progressivamente a partir daí, mas pode manter- se durante uma semana.

A erupção da escarlatina aparece por volta do segundo dia de doença, com início no pescoço e no tronco, progredindo em direcção à face e membros. É constituída por pequenas manchas do tamanho de uma cabeça de alfinete, cor vermelho vivo e que são mais intensas na face, nas axilas e nas virilhas, poupando a região à volta da boca que se apresenta pálida, e as palmas das mãos e plantas dos pés.

Estas alterações atingem também a língua, que se apresenta branca e saburrosa no início, ficando depois com aspecto de framboesa (língua em framboesa), devido ao aumento das papilas que adquirem um tom vermelho arroxeado nos bordos e na ponta da língua.

A erupção da escarlatina, que confere à pele um toque áspero, desaparece ao fim de seis dias, acompanhando-se de uma descamação fina durante alguns dias. Nas mãos e nos pés a descamação pode ser em lâminas."

A escarlatina é uma doença benigna?
A escarlatina, como qualquer infecção estreptocóccica, cede facilmente ao tratamento e as complicações são raras, embora possam ser graves.

Que complicações pode ter a escarlatina?
"A escarlatina pode ter complicações precoces, durante a fase aguda da doença, e complicações tardias, que surgem semanas após o seu desaparecimento.

As complicações na fase aguda da doença resultam da disseminação da infecção estreptocóccica a outros locais do organismo, causando, por exemplo, otite, sinusite, laringite, meningite, etc.

As infecções tardias surgem após a cura da doença e são a febre reumática (lesão das válvulas do coração) e a glomerulonefrite (lesão do rim que pode evoluir para insuficiência renal). Estas complicações são potencialmente graves e para diminuir a sua ocorrência é importante o tratamento adequado das infeccões estreptocóccicas."

São necessárias análises para o diagnóstico da escarlatina?
Embora o diagnóstico de escarlatina seja feito com base na observação clínica (associação de febre, inflamação da garganta e erupção punctiforme de cor vermelho vivo e distribuição típica), deve ser confirmado através da pesquisa do estreptococo num esfregaço colhido por zaragatoa da garganta e nariz do doente (exsudado naso faríngeo). A confirmação da doença também pode ser feita após a cura através de exames de sangue (testes serológicos).

A escarlatina obriga a afastamento escolar?
Sim. Além de ser necessário a criança estar em casa por uma questão de comodidade, devido à febre, dor de garaganta e prostração, a doença tem um contágio fácil, o que obriga ao afastamento escolar para protecção das outras crianças. A criança pode voltar à escola quarenta e oito horas depois de iniciar tratamento antibiótico adequado, se estiver sem sintomas.

Porque é que se pedem exames à garganta de crianças sem queixas quando há casos de escarlatina na escola?
"Se surgem vários casos de escarlatina numa escola podemos estar perante a exsistência de um portador são (indivíduo que tem estreptococos na garganta ou no nariz, sem ter sintomas de doença), que espalha a infecção entre as crianças.

Se surge esta suspeita, todas as pessoas com contacto intímo com os doentes devem fazer uma pesquisa de estreptococo no nariz e na garganta, para identificar e tratar o possível portador são.

Quando há um surto de escarlatina (vários casos em simultâneo), os doentes devem também fazer um exsudado naso faríngeo para confirmar a erradicação do estreptococo após o tratamento."

Qual é o tratamento da escarlatina?
"O tratamento de escolha para a escarlatina é a penicilina que elimina os estreptococos, evita as complicações da fase aguda, previne a febre reumática e diminui a possibilidade de aparecimento de glomerulonefrite (lesão renal). Nos doentes alérgicos à penicilina o medicamento habitualmente utilizado é a eritromocina."

Autora: Dra Ana Ferrão

Etiquetas:

sexta-feira, abril 04, 2008

Artistas de Palmo e meio

Os meus artistas hoje fizeram um desenho pra mamã. Como adoro os desenhos deles.
o Diogo fez o Diogo na praia a apanhar sol.


O Tiago ia desenhando á medida q eu dizia. Só tive de escrever os nomes pra decifrar ;)

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 02, 2008

Pudim Molotof




Como sou mto poupadinha, n podia desperdiçar as claras do pudim de batata, e com alguns trukes la consegui pela primeira vez fazer este molotof.

Para 6 pessoas: chega a receita com 8 ovos.
O que apresento foi com 12 ovos e (forma: 28cm)
DICAS:
Bater muitíssimo as claras(que devem estar à temperatura ambiente),num recipiente que se deixou no congelador,pelo menos 10 m, juntamente com as varetas da batedeira)
Nunca deixar de bater (com a batedeira na posição máxima), até ir para a forma.
Forno pré aquecido(180º- durante 10m)
NUNCA ABRIR A PORTA DO FORNO E TIRAR APENAS QUANDO ESTIVER FRIO
A água deve ser posta no tabuleiro já a ferver( e juntar umas rodelas de limão para a forma não escurecer)

Ingredientes:
8 claras (ou 12)
8 colheres açucar (ou 10)
Caramelo líquido Royal(gosto dele por ser mais grosso)

Como fazer:
SEPARAR as gemas das claras (guardar as gemas para mais tarde fazer o molho)
Barrar a forma com manteiga( a manteiga convém estar rija)
Despejar as claras todas para o recipiente que esteve a arrefecer.Juntar um pouco de sal.
Bater sempre .Quando estiverem quase em castelo bem firme juntar o açúcar.Bater bastante e de seguida juntar caramelo líquido em fio(até estar todo bem castanhinho).
Só agora pode deixar de bater.


LIGA O FORNO a 180º.
Pôr na forma, indo calcando a massa com a espátula, para ela ficar bem juntinha(Mas nunca bate com a forma na mesa).

Vai ao forno: 8 minutos exactos para o pudim de 8 ovos e 12 m para o de 12 ovos .
Apaga e deixa ficar até arrefecer-sem abrir a porta sequer

MOLHO (deve ser posto quando já estiver bem frio)
Levar ao lume as gemas, bem batidas, com açúcar (6 colheres para o de 8 ovos e 8 para o de 12) e cerca de 2 dl de leite para o de 8 ovos e 2.5dl para o de 12.(Eu costumo pôr também uma casquinha de limão)
Mexer tudo muito bem .Vai ao lume MEXENDO SEMPRE só até levantar fervura.
Convém depois de tirar do lume, bater mais um pouco para arrefecer sem ficar demasiado grosso.
O MOLHO DEVE SER POSTO à hora de servir.
Em alternativa ao doce de ovos, pode pôr por cima do Molotof caramelo likido.

Etiquetas: ,

Pudim de batata


Aki fica mais uma receita, assim q eu puder, ponho aki a receita.